Wuppertal
Trilhos circulares Wuppertal - Barragem Ronsdorf
Da Barragem Ronsdorf para o Gelpetal, Saalbachtal e vice-versa
Esta caminhada leva cerca de 9 km e 180 metros de altitude ao redor do distrito de Ronsdorf. Começando na barragem, descemos via Holthausen até o Gelpetal, passamos pelo Käshammer e pelo Haus Zillertal e voltamos para a represa, de onde fazemos um pequeno desvio para a tranquila vila de Heidt antes de chegarmos ao nosso ponto de partida.
Começa no parque de estacionamento para caminhadas em Talsperrstraße
O ponto de partida é o parque de estacionamento para caminhadas na esquina da Talsperrenstraße/An der Blutfinke, onde geralmente ainda há um parque de estacionamento para ser encontrado mesmo em fins de semana ensolarados. Vários ônibus param na parada Ronsdorfer Talsperre, incluindo a linha de ônibus 640 na direção de Echoer Straße.
Saímos do ponto de partida e viramos à direita seguindo a estrada para baixo. Também mantemos à direita na bifurcação da estrada. Depois de alguns metros ignoramos a primeira bifurcação à direita, tomamos apenas a segunda. O caminho agora nos leva mais para baixo em um caminho de floresta. Assim que nos deparamos com um caminho mais largo, viramos à direita novamente.
Na experiência da floresta Ronsdorf Dam
Depois de apenas alguns metros, você encontrará uma placa no lado direito da trilha de aventura na floresta na represa Ronsdorf. Aqui, os caminhantes podem explorar o habitat da floresta. Na próxima bifurcação, tomamos o caminho mais alto à direita. À nossa esquerda, a água verde da represa brilha entre as árvores.
Chegamos a uma pequena encruzilhada e mudamos para o caminho de cascalho um pouco mais largo à nossa esquerda, do lado do qual o Saalbach desce até a barragem. Vamos encontrá-lo novamente mais tarde, quando ele tiver deixado o reservatório para trás. O caminho fica um pouco mais íngreme, encontra um caminho pavimentado e viramos à esquerda. Logo em seguida atravessamos outro entroncamento e entramos em uma floresta mais densa. Por trás de uma ligeira curva à esquerda temos de ter um pouco de cuidado: porque aqui queremos usar um caminho florestal que é um pouco mais difícil de ver à direita. Ele nos leva por uma barreira de madeira, para fora da floresta e ao longo entre dois lotes de terra. É assim que chegamos à Holthauser Straße, onde viramos à esquerda. Depois de apenas alguns metros, atrás de um antigo viveiro de árvores, temos uma vista maravilhosa sobre o vale. No final da rua está o restaurante "Alt & Neu" localizado na esquina. Viramos à esquerda e imediatamente à direita na rua Am Sonnenblick, através de um conjunto habitacional unifamiliar. Logo atrás do assentamento, temos um belo panorama com vista para o distrito de Küllenhahn, com sua impressionante torre de telecomunicações e à direita dela da cidade vizinha de Remscheid.
Caminhe pela área florestal de Eimholz até o Gelpetal
Em frente a um viveiro de árvores, tomamos um caminho através do prado à esquerda, que nos leva ladeira abaixo até a floresta. A antiga via infelizmente está sobrecarregada, mas à direita dela encontramos o caminho certo. Descemos mais abaixo para a área florestal de Eimholz. O caminho está enraizado aqui, os trilhos circulares são bem trilhados. Recomenda-se mais cautela. Rapidamente chegamos a uma trilha mais larga e viramos à esquerda. Fica um pouco mais íngreme. No cruzamento seguinte, viramos à direita.
Antigas cabanas e martelos passados
Chegamos agora ao Gelpetal e atravessamos o córrego Gelpe sobre uma ponte de madeira, atrás da qual viramos à esquerda. Agora deixamos o distrito de Ronsdorf e nos encontramos no território de Elberfeld – uma passagem de fronteira que caminharemos com mais frequência neste caminho. Ficamos no caminho largo, à nossa esquerda o Gelpe flui em seu leito e as placas nos apontam para os antigos locais de Kotten. Então passamos o Speckshämmerchen ou o Pickardtskotten. Uma visão geral das chaminés e martelos individuais pode ser encontrada depois de alguns metros em um quadro de informações no Hammerschlot, a única chaminé sobrevivente de uma dessas chaminés. Cruzamos o Gelpe novamente quando circundamos o Hammerschlot à esquerda e depois viramos à direita. Seguimos o curso do Gelpe à nossa direita em um caminho florestal. O riacho aqui forma uma maravilhosa floresta aluvial típica da Terra de Bergisches. O caminho se divide na nossa frente depois de um tempo, mas se funde novamente depois de alguns metros antes de encontrar uma trilha mais larga e seguimos à esquerda, diretamente para uma barreira.
Passando o Käshammer para o vale de Saalbach
Caminhamos em direção ao antigo restaurante de excursão "Käshammer", que agora é usado como um edifício residencial. À nossa direita, atrás de uma cerca, está o verdadeiro Käshammer. Na bifurcação, viramos à direita e seguimos o caminho mais adiante ao longo do Gelpe. Há duas maneiras de virar à esquerda, das quais escolhemos a segunda, que nos leva a um caminho estreito. Podemos usar esta estrada ou o caminho pavimentado que corre paralelo a ela.
Se você quiser começar imediatamente, vire à esquerda e comece a não muito íngreme, mas longa subida pelo vale de Saalbach. O Saalbach está represado aqui em vários lugares seguidos. Hoje, essas lagoas são habitadas por peixes e patos. Ao mesmo tempo, eles também eram usados para operar várias cabanas.
Vistas fantásticas da parede da barragem da barragem de Ronsdorf
Nos dois cruzamentos seguintes, mantemos à esquerda até chegarmos ao topo da parede da barragem de Ronsdorf. Viramos à direita para atravessar a barragem. A partir daqui, há uma vista maravilhosa em ambas as direções, tanto sobre o reservatório com sua aquarela única e até o vale de Saalbach. Se você tem pernas pesadas no final da represa e prefere encurtar o caminho, vire à esquerda e siga a estrada que leva diretamente de volta ao estacionamento dos caminhantes.
Se você quiser continuar a caminhada, vire à direita e vire em um caminho florestal, que traz outra pequena subida e depois vira à esquerda em uma estrada de terra em uma bifurcação. A partir daqui, olhamos para o lado direito, até Remscheid, para que possamos ver as torres da histórica torre de água, que caracterizam a silhueta Remscheid, bem como a prefeitura à esquerda dela.
No final da caminhada: de volta ao idílico centro de Heidt
Através de um caminho de sebe chegamos ao centro histórico de Heidt. Aqui, não só a tríade típica de Bergisch do enxaimel branco, a ardósia preta e as persianas e portas verdes caracterizam o quadro, mas aqui você também encontrará o Klöntür de duas partes. Ainda hoje, eles possibilitam "conversar" com vizinhos ou transeuntes abrindo a porta superior, enquanto a porta inferior de madeira permanece fechada como barreira para os animais. A antiga casa de injeção de 1867 é, como a maioria da vila, um edifício tombado.
Em frente à casa número 1, viramos à esquerda de nossa direção para Dörpfeldstraße, que nos leva à antiga escola primária Heidt. Mantemos à direita na próxima bifurcação e voltamos para o estacionamento para caminhadas, onde termina nosso passeio.